Deputado Dr. Zacharias Calil se compromete a mobilizar ministro da Saúde pela endometriose

6 de março de 2025 às 15:28

A pauta surgiu durante reunião com o prefeito Leandro Vilela e a Associação Endometriose Uma Luta Diária, em Aparecida de Goiânia

Na última quinta-feira, 27, o deputado federal Dr. Zacharias Calil firmou um compromisso de mobilizar o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pela criação de uma linha de crédito custeie o tratamento especializado em endometriose no Sistema Único de Saúde (SUS). A pauta surgiu durante reunião com o prefeito Leandro Vilela e a Associação Endometriose Uma Luta Diária, em Aparecida de Goiânia. Na ocasião, Dr. Calil declarou que “é muito justo e necessário esse tipo de serviço no SUS”. A ideia é que a cidade seja a primeira cidade a oferecer esse benefício na rede pública.

O parlamentar se dispôs a levar o projeto não só para o atual ministro, mas também para a deputada federal pelo estado do Rio de Janeiro Daniela do Waguinho, que milita pela causa das pacientes com endometriose.

O que é endometriose?

O útero é revestido pelo tecido do endométrio. No entanto, quando esse tecido se encontra fora da cavidade uterina, se dá o diagnóstico de endometriose, uma doença crônica que afeta seriamente a saúde feminina e causa dores intensas.

A enfermidade tem sintomas como dores abdominais, infertilidade, menstruação dolorosa, tensão pré-menstrual (TPM) intensa e alterações nos hábitos intestinais. Além disso, pode prejudicar órgãos como ovários, bexiga, trompa e reto.

Geralmente, a doença é diagnosticada após os 20 anos de idade, mas também pode ser desenvolvida desde a primeira menstruação. Por isso, é necessária a busca por ginecologistas, para garantir o diagnóstico e tratamento.

Foto: Jhonney Macena